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PROBLEMAS MAIS COMUNS EM MOTOBOMBAS
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Rotor gira mas não há recalque – vazão nula.

  • A canalização de sucção e bomba não estão bem cheias de água
  • Profundidade de sucção elevada (maior que 8 metros)
  • Entrada de ar pela canalização de sucção
  • Válvula de pé presa, parcial ou totalmente entupida
  • Sentido de rotação invertido
  • Altura de recalque maior que aquela indicada
  • Corpo estranho no rotor
  • Junta defeituosa provocando entrada de ar
  • Corpo da bomba furado
  • Selo mecânico com desgaste

Vazão da bomba insuficiente

  • Profundidade de sucção elevada (maior que 8 metros)
  • Entrada de ar pela tubulação de sucção
  • Válvula de pé subdimensionada (muito pequena)
  • Válvula de pé presa, parcial ou totalmente entupida
  • Tubos de sucção e recalque de pequeno diâmetro
  • Sentido de rotação invertido
  • Altura de recalque maior que aquela indicada
  • Viscosidade do líquido diferente que aquela indicada
  • Corpo estranho no rotor
  • Junta defeituosa provocando entrada de ar
  • Vazamento de água pelo selo mecânico

Pressão da bomba insuficiente

  • Sentido de rotação invertido
  • Altura de recalque maior que aquela indicada
  • Viscosidade do líquido diferente que aquela indicada
  • Corpo estranho no rotor
  • Rotor ou corpo da bomba quebrado, gasto ou furado

Bomba perde escorvamento após a partida e deixa gradativamente de puxar.

  • Profundidade de sucção elevada (maior que 8 metros)
  • Entrada de ar pela tubulação de sucção
  • Retorno da água da tubulação de recalque cai em cima ou próxima da tubulação de sucção nos sistemas de circuito fechado (formação de bolhas de ar na sucção)
  • Nível dinâmico da água no poço de sucção, abaixo do recomendado
  • Vazamento de água pelo selo mecânico

Bomba esquenta

  • A canalização de sucção e bomba não estão bem cheias de água
  • Eixos desalinhados (bombas mancalizadas)
  • Rotor raspando a carcaça
  • Mancais ou rolamentos defeituosos
  • Sentido de rotação invertidos
  • Altura de recalque maior que aquela indicada
  • Canalização de recalque entupida

Bomba sobrecarrega o motor

  • Sentido de rotação invertido (motores trifásicos, bombas mancalizadas)
  • Altura de recalque menor que aquela indicada (p/bomba centrífuga)
  • Peso específico do líquido diferente que aquele indicado
  • Viscosidade do líquido diferente que aquele indicado
  • Corpo estranho no rotor
  • Eixos desalinhados (bombas mancalizadas)
  • Eixos empenados
  • Rotor raspando na carcaça

Motor não gira

  • Eixo empenado
  • Energia elétrica deficiente (queda da voltagem ou ligação inadequada)
  • Eixo preso, travado
  • Rotor raspando na carcaça
  • Mancais ou rolamentos defeituosos
  • Falta de lubrificação dos rolamentos
  • Motor em curto circuito ou queimando

Superaquecimento do motor (Temperatura da carcaça maior que 85° C).

  • Em bombas centrífugas normais.
  • Baixa pressão, excesso de vazão
  • Em bombas auto aspirantes ou periféricas
  • Alta pressão, pouca vazão
  • Em ambos os casos a bomba está trabalhando fora da faixa de rendimento
  • Sentido de rotação do motor está invertido
  • Fios de instalação do motor são muito finos
  • Energia elétrica está deficiente (queda de tensão, voltagem trocada)
  • Falta de lubrificação dos rolamentos

 

A CRIMAR Engenharia Manutenção e Serviços Técnicos Ltda. é uma empresa de engenharia de manutenção industrial que atua nas áreas elétrica, mecânica, pneumática, automação, hidráulica, utilidades e isolamento térmico, tanto na execução de serviços quanto ao fornecimento de mão de obra terceirizada.

 

Áreas de atuação:

 

Manutenção industrial Campinas

Mão de obra terceirizada para departamento de manutenção campinas

Mão de obra terceirizada para execução de serviços de manutenção campinas

Formação de estrutura técnica para departamento de manutenção campinas.

 

 

Manutenção preventiva industrial

Manutenção corretiva industrial

Manutenção preditiva industrial

Manutenção preventiva elétrica industrial

Manutenção preventiva mecânica industrial

Manutenção preventiva pneumática industrial

Manutenção preventiva hidráulica industrial

Manutenção preventiva civil industrial

Manutenção preventiva utilidades industrial

Manutenção preventiva isolamento térmico industrial

 

Manutenção corretiva elétrica industrial

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Manutenção corretiva isolamento térmico industrial

 

 

Manutenção de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Manutenção preventiva de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Manutenção corretiva de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

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Manutenção preventiva elétrica de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

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Serviços:

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Fornecimento de Mão de Obra:

Eletricista de Manutenção

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Eletricista Industrial

Eletricista Manutenção Industrial

Mecânico de Manutenção

Mecânico Manutenção

Mecânico Manutenção Industrial

Operador ETE

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Operador Utilidades

Operador de Utilidades

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Manutenção Preditiva

Manutenção Preventiva

Manutenção Corretiva

Manutenção pneumáticxa

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